(Foto: Reprodução / Olho D’Água das Flores)
O Pará deve receber R$ 1,6 bilhão em recursos para ampliar e fortalecer o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O valor foi divulgado na última sexta-feira, 10, pelo Ministério da Saúde (MS), que também aponta que o investimento é 33,71% maior do que o executado no ano passado, quando o Estado recebeu R$ 1,2 bilhão. O repasse faz parte de uma série de ações que têm como objetivo principal aumentar o acesso aos cuidados primários.
“Esta é uma ação necessária para ampliar a qualidade dos atendimentos nas UBS de todo o país, permitindo que mais equipes cheguem onde ainda não há assistência e com parâmetros adequados de atendimento, diminuindo a espera por um profissional. O investimento também reconhece o papel de coordenação que o ministério desenvolve junto aos municípios que são responsáveis pela execução da atenção primária”, diz a publicação do MS.
Com os novos recursos, será possível ampliar o horário de atendimento até as 22 horas e voltar a valorizar as visitas domiciliares. Além disso, a meta da pasta é criar, por ano, 2.418 Equipes de Saúde da Família, 3.002 Equipes de Saúde Bucal e 4.167 equipes multiprofissionais. A previsão é chegar a 2026 com 80% de cobertura na Atenção Primária.
O Liberal