(Em uma visita às obras da ponte, que leva o nome de Francisco Torres de Paula, um pioneiro de São Félix do Xingu e pai do prefeito João Cleber e do deputado Torrinho, o prazo de conclusão e inauguração foi anunciado: até o final de junho. A ponte vai integrar a sede de São Félix do Xingu ao distrito da Taboca, dando mais mobilidade e potencializando o agro da região)

(Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)

O prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber (MDB), fez um dos anúncios mais esperados pela população da Taboca e produtores rurais: a ponte Francisco Torres de Paula, sobre o rio Fresco, será inaugurada até o final de junho. As obras estão na fase final e serão concluídas com festa. Esta é uma das maiores obras do Governo do Pará, na gestão de Helder Barbalho (MDB), junto à prefeitura que tem como lema o “Compromisso com o trabalho”.

Nesta semana, o prefeito João Cleber, vereadores, secretários e a equipe responsável pelas obras estiveram na ponte e fizeram uma última vistoria antes da entrega. O cenário foi animador.

A estrutura vai integrar o município a outras regiões, dará mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária, principalmente do gado e do cacau. Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.

A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)