(Em um café da manhã com jornalistas em Belém, nesta terça-feira (14), o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Sudoeste, Jonathas Guilherme Oliveira de Santana, falou sobre os municípios da Região de Integração do Araguaia, ressaltou a relevância de Xinguara e Redenção e adiantou a abertura da primeira agência em Bannach)

O Sicredi realizou um café da manhã com jornalistas em Belém, nesta terça-feira (14). No evento, foram apresentados planos da primeira instituição financeira cooperativa do Brasil para o estado. Com exclusividade ao Fato Regional, o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Sudoeste, Jonathas Guilherme Oliveira de Santana, fez análises específicas sobre o Sul do Pará e destacou o potencial do agronegócio da região.

No evento, o Sicredi apresentou o plano de estar presente com uma agência ou escritório em cada um dos 144 municípios do Pará. E um dos próximos na região sul do estado será Bannach. Em 25 municípios, possivelmente será a única instituição financeira presente, levando os conceitos do cooperativismo e soluções de crédito personalizadas para cada cliente.

Segundo comentou Seneri Paludo, diretor executivo da Central Sicredi Centro Norte.

…“Nosso plano agora, até o final do ano de 2024 é seguir no trabalho em dois pilares. Um é de associação — atualmente temos 265 mil associados — e outro de conhecimento e divulgação do modelo do cooperativismo, o que é uma cooperativa de crédito e vantagens de ser um cooperado. Para 2025 e 2026, queremos passar de 90 agências no Pará e chegar a 130 agência e 400 mil cooperados, estando em quase 70% de presença no estado”,

Pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita em parceria com o Sicredi, mostra que a cada R$ 35 mil que uma cooperativa de crédito libera, há contribuição direta para a geração de pelo menos um emprego. Durante o café da manhã e exposições feitas por representantes do Sicredi, foi defendido que o modelo de negócios da instituição visa construir uma cadeia de valor que beneficia o associado, a cooperativa e a comunidade local.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)