Foto: Shutterstock

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA), do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), está ofertando o curso de mestrado acadêmico visando à formação de mestres em Ciências Ambientais. O período de inscrição iniciou dia 16 de maio e segue até 7 de junho.

O mestrado em Ciência Ambientais foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (Capes). As aulas estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2024.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente online. Não serão admitidas inscrições feitas diretamente na secretaria do curso, enviadas via Correios, via fax, ou fora do prazo determinado.

O candidato, no ato de sua inscrição deverá escolher a linha de pesquisa, o pretenso orientador e encaminhar o Projeto de Pesquisa em PDF, conforme modelo no edital.

São três linhas de pesquisa:

  • Processos de Interação da Biosfera e Atmosfera (L1): Compreende o estudo e a modelagem ambiental das relações que caracterizam o clima da Amazônia e os processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem na interação entre solo-planta-atmosfera, regulados por fatores fisiológicos, ambientais e humanos que controlam as trocas de energia, água e calor nos vários ecossistemas amazônicos.
  • Genética e Conservação da Biodiversidade(L2): Compreende: (i) estudos básicos sobre sistemática, taxonomia e ecologia das espécies de ocorrência em ambientes terrestres e aquáticos; (ii) estudo das relações filogenéticas e monitoramento da variabilidade genética, objetivando a detecção de possíveis impactos na variabilidade provocados por redução do tamanho efetivo ou mesmo tamanho do habitat; (iii) desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a produção animal no bioma Amazônia; e (iv) melhoramento de plantas e animais originárias da Amazônia, na sua interação com fatores bióticos e abióticos.
  • Bioprospecção e Manejo de Recursos Naturais da Amazônia (L3):
  • Esta linha envolve estudos de bioprospecção bio monitorada de metabólitos primários e secundários de espécimes animais e vegetais da Amazônia; propriedades físico-químicas de produtos naturais da Amazônia; síntese e caracterização de novos materiais; obtenção de extratos brutos, óleos essenciais, toxina de animais, utilização de processos cromatográficos clássicos e realização de ensaios microbiológicos e farmacológicos.

G1/Santarém