(Foto: Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda)
A vacinação contra a dengue será temporariamente ampliada em Palmas a partir desta segunda-feira (3). Podem se vacinar todas as pessoas com idade entre quatro e 59 anos.
A medida foi adotada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) para evitar a perda de doses, enviadas no primeiro lote pelo Ministério da Saúde, que devem vencer no dia 30 de junho.
Desta forma, qualquer pessoa dentro da faixa etária poderá ser vacinada, com exceção das gestantes e pessoas imunocomprometidas, grupo que não deve tomar o imunizante Qdenga.
A secretaria pretende imunizar aproximadamente quatro mil pessoas, com a primeira dose, nas próximas semanas. A vacinação é feita nas unidades de saúde, que funcionam das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
A ampliação é temporária e será encerrada no final do mês ou enquanto durar o estoque disponibilizado para esta ampliação. Assim que esse lote de vacinas acabar, a Semus retomará a vacinação exclusivamente para crianças e adolescentes de dez até 14 anos.
Segunda dose
O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas aplicações com intervalo de três meses entre elas.
No dia 28 de maio começou a aplicação da segunda dose da Qdenga para crianças de dez e 11 anos. É importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos para que o esquema vacinal seja completo e a proteção esteja garantida.
G1/TO