(Foto: Capitania dos Portos / Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil apreendeu três comboios de balsas que transportavam madeira de forma irregular em Barcarena, na Grande Belém.

Segundo a Marinha, o primeiro comboio, formado por um empurrador e três balsas, carregava cerca de 2 mil m³ de toras de madeira, nas proximidades da Ilha das Onças.

O segundo, de acordo com a instituição, era formado por dois empurradores e duas balsas carregadas com cerca de mil m³ de toras de madeira; e já o terceiro comboio era formado por dois empurradores e três balsas carregadas com cerca de 1500 m³ de toras de madeira. Ambos os comboios estavam nas proximidades do Furo do Carnapijó.

Após a inspeção naval realizada nos três comboios, militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) constataram que todos apresentavam irregularidades que comprometiam a segurança da navegação.

“Um dos empurradores não apresentava condutor habilitado nem documentos da embarcação, como a inscrição do empurrador; e, em todos os comboios, as balsas apresentavam excesso de carga. Os comboios foram apreendidos”, pontuou a Marinha.

Segundo a instituição, o primeiro comboio foi conduzido pela CPAOR para o porto Brucutu; o segundo, para o Distrito Industrial de Ananindeua; e o terceiro para Santa Bárbara do Pará. “Foi solicitado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade que realizasse a conferência das cargas e demais ações cabíveis”, completou.

G1/PA