(Escola Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, de Itaituba, está concorrendo entre as dez melhores do World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo), na categoria “Ação Ambiental”.)

(Foto: Reprodução / Agência Pará)

A escola estadual Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, de Itaituba, no sudoeste do Pará, ganhou reconhecimento internacional ao ser selecionada entre as 10 melhores do World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo) na categoria “Ação Ambiental”.

O anúncio foi divulgado nesta quinta-feira (13) pela organização britânica T4 Education. Até dia 28 de junho, está aberta a votação pública. O anúncio dos três finalistas está marcado para o mês de setembro.

A unidade de ensino foi reconhecida por educar os alunos como guardiões ambientais da Amazônia, aumentando a biodiversidade e o envolvimento da comunidade, além de a escola ter como alvo os desafios apresentados pelo desmatamento, perda de biodiversidade e disparidades socioeconômicas.

A professora Eliude Ramos foi quem inscreveu a escola na premiação. Ela disse que recebeu a divulgação da lista com muita ansiedade e logo preparou os próximos passos com os estudantes e o corpo da escola.

“Foi um momento único, a escola ter esse reconhecimento por ações que resultaram no aumento da conscientização dos estudantes sobre a importância crucial do plantio de espécies nativas para a preservação do ecossistema e da biodiversidade. Além de promover uma aprendizagem enriquecedora e uma compreensão profunda dos processos ecológicos, incluindo as interações entre plantas, animais e microorganismos”, conta a professora.

Projeto

A professora Eliude Ramos desenvolveu, com a turma do Atendimento Educacional Especializado (AEE), um projeto sobre meio ambiente que coleta e recebe sementes da comunidade e desenvolve mudas de espécies nativas da Amazônia.

A ideia é ampliar a conscientização de toda a comunidade escolar sobre a preservação da natureza.

A escola é rodeada por quatro ipês amarelos. A árvore, reconhecida pela qualidade da madeira, está dispersa por todos os biomas do país.

Em setembro de 2022, resolveram coletar sementes, guardá-las em papel de seda e doá-las como lembrança para quem visitou o “Brechó – Moda Circular e Sustentável”, realizado na unidade.

Inicialmente, o projeto ganhou o nome de “Desenvolvimento de mudas de Ipê Amarelo com alunos do AEE”, que funcionava da seguinte maneira: a turma de estudantes surdos e com deficiência intelectual montou nas redes sociais uma loja virtual com peças usadas, chamada Moda Circular.

Os alunos surdos usavam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para falar sobre os detalhes das roupas, as formas de pagamento e os demais sinais necessários para a compra e venda.

Com envolvimento de toda a escola em outros projetos com a temática sustentabilidade, foi decidido um dia para a culminância de todos os projetos da escola. A partir disso foi feita a venda presencial em LIBRAS, com apoio da professora Eliude na interpretação dos sinais.

Além de ganhar sementinhas de ipê, os visitantes puderam aprender LIBRAS com os estudantes.

Logo após o evento, os alunos se inscreveram em uma olimpíada estudantil com o tema “Meio Ambiente”, onde produziram bolas de sementes – pequenas esferas feitas de argila, terra e sementes.

A etapa contou com a participação ativa dos estudantes com deficiência, fornecendo suporte e adaptações necessárias para suas necessidades individuais.

Com as sobras das sementes, foi decidido criar berçários improvisados, feitos de caixas de ovos, caixa de papelão e de isopor para guardá-las.

G1/PA