(Em um dos acidentes registrados no mês, o motorista estava alcoolizado e foi preso após a morte de uma adolescente. Mais da metade dos acidentes envolveram jovens na faixa dos 16 e 22 anos.)
(Foto: Divulgação/montagem g1)
O início de junho foi marcado por vários acidentes de trânsito no Tocantins, sendo registrada quase uma morte por dia. Levantamento feito pelo g1 mostra que entre os dias 1º e 12 do mês foram contabilizadas pelo menos 10 mortes e 15 pessoas feridas. A maioria dos acidentes envolveu motociclistas.
Entre os mortos estão sete homens e três mulheres. As idades variam entre 16 e 78 anos, mas metade das vítimas foram jovens ou adolescentes na faixa de 16 à 22 anos. Os acidentes aconteceram nas cidades de Gurupi, Campos Lindos, Palmas, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Guaraí e um trecho da rodovia TO-030, próximo de Natividade.
Segundo dados do Programa Vida no Trânsito (PVT), da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, o uso de bebida alcoólica tem sido o principal fator de acidentes, seguido pelo excesso de velocidade e falta de atenção no trânsito.
Stefani Cavalcante: G1/TO