(O Paysandu está garantido na grande final do Brasileirão Feminino A3. A equipe bicolor pode chegar ao primeiro título nacional. Com isso, o futebol paraense pode chegar ao segundo título nacional no futebol feminino.)

(Foto: Matheus Vieira / Paysandu) 

Nesta segunda-feira, 16, o Paysandu garantiu vaga na grande final do Brasileirão Feminino A3 desta temporada, após vencer nos pênaltis o Vitória, no Estádio Barradão.

Com isso, o Pará terá a chance real de conquistar o seu segundo título nacional no futebol feminino.  Ainda não há definição de datas e horários para o embate entre Paysandu e Vasco da Gama. O que se sabe é que o Lobo decide o título fora de casa.

O único título nacional do futebol paraense foi na temporada de 2017, com o Pinheirense, de Aline Costa, conquistando o Brasileirão Feminino A2. Curiosamente, hoje ela é a técnica do time feminino do Paysandu.

E o jogo da conquista do título foi memorável. O Estádio da Curuzu recebeu torcedores de todos os times do Pará para apoiar o Pinheirense contra a Portuguesa-SP. As meninas do General da Vila perderam pelo placar de 1 a 0, mas se sagraram campeãs por vencerem o jogo de ida por 2 a 1. O gol fora de casa foi decisivo.

O mais próximo que o futebol paraense esteve de levantar outra taça foi no ano passado com o vice-campeonato do Remo no Brasileirão Feminino A3. O Leão foi vice para o Mixto-MT.

Outra campanha notável foi a da ESMAC no Brasileirão Feminino A2 de 2021. A equipe paraense terminou na terceira colocação, o que garantiu uma vaga na elite do futebol feminino no ano seguinte.

Roma News