(As vagas são para estudantes de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Tucumã, municípios próximos às unidades onde os estágios serão feitos. Podem se candidatar estudantes cursando ensino superior, com previsão de formatura entre dezembro de 2025 e dezembro de 2027. O processo seletivo é on-line.)
(Foto: Vale / Divulgação)
A Vale Metais Básicos está com inscrições abertas para vagas de estágio exclusivas para o Pará. O total de 10 vagas é destinado a estudantes de cursos de graduação com conclusão prevista entre dezembro de 2025 e dezembro de 2027 e que residam nas cidades de Canaã dos Carajás, Parauapebas, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Tucumã. Não há limite de idade para se candidatar ou necessidade de experiência profissional. As inscrições seguem até 11 de agosto.
ACESSE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
As vagas são para atuação em Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte e contemplam dois formatos de trabalho, presencial e híbrido, com carga horária de trabalho de até 6 horas. A seleção oferece oportunidades em cursos como:
- Engenharia Química
- Engenharia de Produção
- Engenharia Metalúrgica
- Engenharia Mecânica
- Engenharia de Materiais
- Engenharia Ambiental
- Engenharia Florestal
- Engenharia de Minas
- Engenharia Agronômica
- Engenharia Civil
- Biologia
- Química
- Gestão Ambiental
- Administração
- Ciências Contábeis
- Agronomia
- Geologia
O processo seletivo será realizado entre os meses de julho e setembro de 2024. Informações como idade, instituição de ensino e estado civil são omitidas em todo o processo a fim de evitar juízo de valor por parte do avaliador. A previsão de contratação é a partir de outubro desse ano. Por um período de até dois anos, as pessoas selecionadas terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão por meio de mentorias de carreira, acesso a uma trilha exclusiva de desenvolvimento em temas relevantes, além de experiências práticas na rotina e em projetos da empresa.
Para Carmene Abreu, gerente de Pessoas da Vale Metais Básicos, o estágio oferece uma contribuição diferenciada para a formação profissional dos estudantes. “A escolha do estágio é um momento importante na carreira do universitário. E quem vier estagiar conosco terá oportunidade de começar a sua carreira profissional com uma experiência rica e repleta de oportunidades e desafios. Estamos buscando contribuir com a formação de mão de obra local em todas as demandas de profissionais no negócio e o estágio é uma delas, para atender a Vale Metais Básicos e toda a cadeia de mineração dos municípios em que atuamos”, ressalta.
Estefani Pereira de Sousa é estagiária de RH, no processo de aprendizagem operacional na Mineração Onça Puma, em Ourilândia do Norte. Aluna do 4º período de Administração, ela comenta sobre a experiência no estágio. “Hoje vivo uma jornada de aprendizado incrível. Eu encarei o desafio de buscar uma formação profissional depois de um outro grande projeto pessoal meu, que foi a maternidade. Me dar essa oportunidade de estudar e estagiar na Vale está contribuindo com a minha formação”, destaca.
E manda um recado para quem tiver interesse em participar da seleção, mas ainda tem dúvidas. “A gente tem que ter coragem. Tem que acreditar na gente! E se der medo, vai com medo mesmo, porque a jornada que vem pela frente é única e sensacional!”, comemora a estudante.
Confira os pré-requisitos, processo seletivo e benefícios de ser estagiário na Vale
Podem se candidatar estudantes cursando ensino superior, com previsão de formatura entre dezembro de 2025 e dezembro de 2027. É necessário apresentar a declaração da instituição de ensino autorizando a realização de estágio. As vagas são afirmativas para estudantes residentes em Canaã dos Carajás, Parauapebas, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu.
O processo seletivo para as vagas de estágio na Vale Metais Básicos será on-line e as etapas são eliminatórias, incluindo inscrições, testes, dinâmicas de grupo e painel com gestores e gestoras. Todas as fases do processo devem ser acompanhadas pelo site. A previsão é de que as admissões comecem em outubro.
Os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de até R$ 1.375,14 (valores variam de acordo com a carga horária), vale-transporte (quando aplicável), vale-refeição ou alimentação na empresa (quando aplicável) e terão direito à assistência médica, trilha de desenvolvimento de carreira exclusiva, Gympass, auxílio ergonomia (exceto para vagas de trabalho em formato presencial), programa de assistência ao empregado, seguro de vida e cesta de Natal, além de recesso remunerado de 15 dias a cada 6 meses.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Vale)