O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), órgão responsável pelas políticas de prevenção, enfrentamento e mitigação da violência contra a mulher, promove a campanha ‘Pela Vida Delas – Feminicídio Zero’, em alusão ao ‘Agosto Lilás’. A campanha tem como base a Lei Maria da Penha, e, entre as diretrizes, procura criar mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

“A Secretaria de Estado das Mulheres, enquanto articuladora da política para mulheres, lança a Campanha do Agosto Lilás, com uma agenda de Estado, com toda uma programação da Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres, onde a Semu seguindo as diretrizes do Pacto Federativo (União, Estado, e Municípios) lança para todo o Pará, a Campanha Permanente do Feminicídio Zero. Entendemos que essa campanha deve envolver toda a sociedade para construção de uma cultura de respeito e de paz, e sobretudo pelas vidas das mulheres”, disse a titular da pasta, Paula Gomes.

Durante todo o mês de agosto, a Semu vai realizar palestras, rodas de conversa, capacitação e campanhas educativas, com o intuito trabalhar a prevenção, sobretudo, aos crimes de feminicídio. Na oportunidade também será lançado o projeto ‘Eles com Elas Pelo Fim da Violência de Gênero’, que tem como objetivo trazer o homem como principal agente multiplicador dos direitos das mulheres.

Agencia Pará