(Essa foi a segunda ação da PF na mesma região em menos de três meses. A T.I Kayapó é uma das mais devastadas do país, pela ação indiscriminada dos garimpeiros.)
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)
A Polícia Federal divulgou nesta sexta-feira (02) a prisão em flagrante de um homem que atuava como gerente de um garimpo localizado dentro da Terra Indígena Kayapó, no município de Bannach, região sudeste do Pará.
A operação foi realizada na quinta-feira (1°), na região conhecida como “Garimpo da Pista Branca”. Os agentes fecharam 3 garimpos que atuavam de forma ilegal com a extração de minérios e a ação contou com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Dentro dos garimpos tinham 3 escavadeiras hidráulicas, 6 motores, várias estruturas de apoio, 6 motos, 1 caminhão carregado com materiais de garimpo e 1 balsa de extração de minério que funcionava no leito do rio.
Os equipamentos e materiais foram todos explodidos por agentes da PF. Essa ação é feita sob previsão legal, quando não há meios de retirar o equipamento do local, de forma a não permitir que seja reutilizado no crime.
Além do gerente do garimpo que foi preso, outros responsáveis já foram identificados e estão sendo investigados pela Polícia Federal.
Essa foi a segunda ação da PF na mesma região em menos de três meses. Em maio deste ano foi realizada uma operação na área com o fechamento de outros três garimpos ilegais.
A terra Kayapó faz parte das áreas indígenas a sofrerem desintrusão por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) determinado através da justiça (ADPF 709/2020). A região é uma das mais devastadas do país, pela ação indiscriminada dos garimpeiros.
Segundo a Polícia Federal, as ações seguem em andamento e fazem parte de uma série de operações programadas para serem realizadas ao longo do ano, que irão anteceder a desintrusão determinada pelo STF.
G1/PA