(Equipes do Ibama e ICMBio estão combatendo o fogo na região da Mata do Mamão. Situação deve continuar crítica pelos próximos dois meses.)

(Foto: Divulgação)

Mais uma vez a Ilha do Bananal está sofrendo com incêndios florestais que geralmente se intensificam durante a estiagem. No Parque Nacional do Araguaia, as chamas já consumiram cerca de seis mil hectares de terras neste ano.

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) montaram uma força-tarefa que atuam no combate às chamas na região da Mata do Mamão.

Brigadistas atuam 24 horas por dia e para os trabalhos têm ainda o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Conforme as equipes, a maior dificuldade é que o fogo volte a atingir áreas que já estavam degradadas e que não tinham se recuperado do incêndio registrado em 2023. Para conseguirem se locomover entre os pontos da ilha, as equipes contam com helicópteros, por causa do difícil acesso à mata.

Uma previsão do ICMBio é que incêndios devem continuar pelos próximos dois meses, complicando a situação da região na maior ilha de água doce do mundo.

Ana Paula Rehbein, g1 Tocantins