(Romaria começa no dia 6 de agosto, em Natividade. Fiés de vários lugares do Tocantins e outros estado devem se reunir para fazer o percurso até o santuário no povoado do Bonfim.)

(Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins)

Os romeiros que irão fazer a caminhada de Natividade ao povoado de Bonfim para as festividades do Senhor do Bonfim contarão com uma barraca para descanso durante o trajeto. No espaço os fiéis vão contar com água e alimentação. A estrutura será montada a 12 km do santuário, que fica na metade do percurso de 24 km.

O evento é tradição no Tocantins e começa na próxima terça-feira (6), seguindo o dia 17 de agosto. Segundo o Estado, esses atendimentos aos romeiros são realizados desde 2022 para cerca de 2 mil pessoas em cada dia da programação.

Diversos fiéis saem de Natividade a pé, de bicicleta e até de cavalo para o evento religioso no povoado do Bonfim, à 24 km da zona urbana de Natividade, região sudeste do estado.

A festa terá início na terça com a novena de Nosso Senhor do Bonfim, recebe anualmente milhares de fieis vindos de várias regiões do Tocantins e do Brasil.

Segundo o estado, a barraca estará disponível a partir da terça-feira (6).

Romaria

A tradição do Bonfim teve início em 1750 quando um vaqueiro encontrou a imagem religiosa na região do povoado. Conta a tradição popular, que ele a teria levado para a cidade e que, a imagem teria desaparecido dias depois e reaparecido misteriosamente no mesmo local onde foi encontrado.

Desde então, a devoção no Senhor do Bonfim foi se espalhando pela região até se tornar a maior e mais tradicional festa religiosa do Tocantins.

Stefani Cavalcante, g1 Tocantins