(Com a mesma soma de pontos da rival, o critério de desempate foi o regional Munduruku que obteve 40 pontos enquanto o regional Muirapinima obteve 39,8.)
(Foto: Divulgação)
Na tarde deste domingo (04) foi conhecida a grande campeão do 30° Festival das Tribos de Juruti – o Festribal. A Tribo Munduruku recebeu o título do Festribal, mas a vitória veio no detalhe, uma vez que foi necessário usar o critério de desempate.
Após abertura de todas as notas, a nação Munduruku obteve 479,1 pontos e a Muirapinima também, se estabelecendo um empate na pontuação. O critério de desempate foi o regional. Enquanto o regional Munduruku obteve 40 pontos, o regional Muirapinima somou apenas 39,8.

A campeã levou para a Arena Tribódromo o tema “Amazônia Indígena”, desenvolvendo seu enredo por meio de um grande espetáculo cênico. O público vibrou e participou ativamente, inclusive cantando os cantos tribais Munduruku durante toda a apresentação da tribo.
A Tribo Muirapinima apresentou o tema “Wiyae: O Canto de Resistência Pindorama”.
Para a coordenação, o Festribal mais uma vez cumpriu o seu objetivo, que é resgatar em forma de espetáculo a cultura indígena nativa do município de Juruti. O festival é uma das maiores manifestações culturais da Amazônia.
G1/Santarém e Região
