(A expectativa no Fórum Eleitoral de Santarém é que as urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito deste ano cheguem no próximo dia 20 de agosto.)
(Fotos: Divulgação)
Em continuidade aos trabalhos de preparação das eleições municipais em Santarém, oeste do Pará, a Justiça Eleitoral concluiu mais uma etapa importante, que é a vistoria dos locais de votação na região ribeirinha do município, a exemplo do que já tinha sido feito no Planalto.
“Nós já fizemos a vistoria das sessões eleitorais na região do Planalto e agora nós estamos chegando da vistoria na região ribeirinha, onde verificamos se os locais de votação têm condição de funcionar como uma seção eleitoral. Então fomos em todas as escolas e em todas as comunidades para saber se elas têm as condições necessárias para o funcionamento de seção eleitoral”, explicou o chefe do Cartório da 83ª ZE, Roberto Costa.
Nas comunidades do Planalto, segundo Roberto Costa, a maioria está em condições de funcionar como seção, mas há locais que estão em situação precária.
“Nós precisamos orientar a comunidade e também vamos conversar com a Prefeitura pra alinhar melhorias que precisam ser feitas. O mesmo foi feito nas comunidades ribeirinhas, onde conseguimos conversar com diretores de escolas e lideranças comunitárias”, contou.
Nas eleições deste ano, serão utilizadas 1.251 urnas, sendo 461 na 20ª ZE (Santarém e Mojuí dos Campos), 397 urnas para a 83ª (Santarém) enquanto a 104ª (Belterra) receberá 393 urnas. A expectativa no Fórum Eleitoral de Santarém é que as urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito deste ano cheguem no próximo dia 20 de agosto.
Dos 246.326 eleitores que estão aptos a votar em Santarém nas eleições municipais deste ano, a faixa etária predominante é de 25 a 34 anos, com um total de 58.385. Já no quesito escolaridade, os eleitores com ensino médio completo são maioria, 79.732 no total.
Treinamento mesários
De acordo com o Cartório da 83ª ZE, a Justiça Eleitoral está aguardando o final do prazo para realização das convenções de todos os partidos, assim como a entrada no registro de candidaturas dos nomes daqueles que foram escolhidos como candidatos a prefeito e ao legislativo municipal, para dar andamento à próxima etapa dos trabalhos que é a convocação e treinamento dos mesários.
“Nós vamos agora convocar os mesários para fazer o treinamento deles, ver quem vai ser substituído, quem vai mesmo trabalhar no dia da eleição para que tudo dê certo. Nós vamos contratar também técnicos de satélite, técnicos de urnas, para trabalhar com a gente, preparando as urnas para o dia da votação, e iremos treinar os mesários. O local escolhido foi a Escola das Artes, que tem um bom espaço lá e cabe mais pessoas”, informou Roberto Costa.
No Fórum Eleitoral os atendimentos estão sendo realizados normalmente. Quem tem pendência de eleições passadas e deseja pagar boleto da multa por ter deixado de votar, pode procurar o cartório eleitoral. O serviço de emissão de segunda vida do título também está sendo realizado de segunda a sexta-feira, a partir das 08h.
*Colaborou Alcindo Lima, da Rádio 94 FM
Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA