(Contagem dos produtos pelos fiscais demorou três dias, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). Fabricantes foram acionados e confirmaram que os itens eram falsos.)

(Foto: Ascom Sefa PA)

Mais de 600 bolsas e quase 14 mil pares de sapatos falsificados foram apreendidos em Dom Eliseu, no nordeste do Pará, por fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), que confirmaram o caso nesta terça-feira (6).

Segundo os agentes, a mercadoria total foi avaliada em R$ 379.486,40, estava em um caminhão baú e tinha como destino o Pará e o Amapá. A irregularidade foi constatada quando o veículo parou na unidade fazendária da região.

Os servidores relataram que desconfiaram do peso da carga apresentada em uma nota fiscal cuja carga era apresentada como 30 toneladas de ferro. O veículo foi levado à balança de pesagem, onde o excesso de peso foi comprovado.

“Passamos, então, à contagem física da carga. Durante o descarregamento em nosso depósito, foram encontrados vários volumes contendo calçados e bolsas falsificadas, escondidos em meio ao ferro”, explicou Gustavo Bozola, coordenador da unidade fazendária de Dom Eliseu.

De acordo com a Sefa, após a contagem, que demorou três dias, foi constatada a existência de 13.978 pares de calçados, sendo 2.450 de tênis e 11.528 sandálias, além de 700 bolsas femininas.

Os fabricantes dos produtos foram acionados e concluíram, por meio de laudos, que a carga era falsificada.

Foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 100.943,37, referente ao ICMS e multa. A mercadoria está apreendida, e providências da Polícia Civil (PC) devem prosseguir o caso.

G1/PA