(Material estava sendo comercializado e segundo a polícia, as palavras junto ao bastão fazem referência a atos de violência e de agressão que são comumente difundidos.)

(Foto: Reprodução/PCPA)

A Polícia Civil junto a Militares apreendeu nesta segunda-feira (12) vários bastões com palavras de incitação à violência em um posto de combustível, no distrito de Miritituba, em Itaituba, região sudoeste do Pará.

O material estava sendo comercializado e se assemelha com um taco de basebol, uma modalidade de esporte americano. Segundo a polícia, as palavras gravadas nos bastões fazem referência a atos de violência e de agressão que são comumente difundidos.

Os tacos continham gravados as palavras “direitos humanos”, “respeito”, “rivotril” e “motivação”. No total, 12 bastões foram apreendidos.

O crime foi descoberto após imagens dos bastões repercutirem nas redes sociais. Durante a ação, os policiais ouviram o gerente do estabelecimento que informou em depoimento que não irá mais comercializar este tipo de material.

“É bom esclarecer que a conduta de incitação ao crime, prevista no art. 286, do Código Penal, não precisa necessariamente ser através de falas, mas também de gestos e, como neste caso, de escritos”, informou o delegado de Itaituba, Pedro Victor de Azevedo.

A Polícia informou que o proprietário do estabelecimento será intimado para dar continuidade às investigações. A delegacia de Itaituba está a frente do caso.

G1/PA