(Programação gratuita acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro)

 

A cidade de Castanhal, no nordeste paraense, receberá o 4º Pedal da Cooperação, organizado pelo Sicredi, Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC), Sistema OCB/PA, Uniodonto, Alfa Energia, ProLife e Única. O evento, que ocorrerá nos dias 31 de agosto (dia todo) e 01 de setembro (manhã), vai oferecer serviços gratuitos à comunidade e reunir ciclistas de todas as idades para uma manhã de esporte, confraternização e solidariedade.

As inscrições para o Pedal estarão abertas de 01 a 31 de agosto de 2024, pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/4-pedal-da-cooperacao—edicao-castanhal-dia-c__2574648). Para confirmar a inscrição, os participantes deverão doar 3 kg de alimentos não perecíveis. Estes alimentos serão destinados às instituições Castelo dos Sonhos e Casa da Fraternidade, reforçando o compromisso social do evento.

Os participantes deverão entregar os alimentos e retirar os kits do evento em uma das cinco escolas da CEAC em Castanhal, de 19 a 30 de agosto de 2024, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os locais disponíveis para a retirada são: Escola CEAC – Dr. Erivaldo de Jesus Araújo, Escola CEAC – ABC, Escola CEAC – São Miguel Arcanjo, Escola CEAC – Marwin e Escola CEAC – Alegria do ABC. Já no dia 31, as inscrições e entrega dos kits será feita na Praça do Estrela.

Programação

Nos dois dias, será realizada campanha de doação de mudas de árvores, aulão de Fitdance e ações de educação financeira. Também haverá ecoponto de arrecadação de resíduos e mostra pedagógica. No domingo (01/07), ocorrerá o passeio ciclístico e sorteio de brindes. A concentração dos participantes será na Praça do Estrela, a partir das 6h, com a largada marcada para 6h30. O percurso chega até a Vila do Apeú e depois retorna à praça, totalizando 16 km percorridos.

“Estamos orgulhosos de apoiar o 4º Pedal da Cooperação – Edição Castanhal, um evento que destaca a solidariedade e união que o Sicredi tanto valoriza. Esta iniciativa não apenas promove a saúde e o bem-estar através do esporte, mas também fortalece nossa comunidade ao ajudar aqueles que mais precisam. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais justo e colaborativo para todos”, defendeu o presidente do Conselho de Administração do Sicredi, Wilson Machado.

Kátia Santos, presidente da CEAC, destacou o lado educacional do evento.

“Além da coleta de alimentos, o evento terá um forte componente educacional e social, com a participação ativa do corpo escolar no programa CooperJovem. Os alunos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos, destacando o valor da cooperação e da solidariedade. Este envolvimento dos jovens é essencial, pois promove a conscientização sobre a importância da ajuda mútua e do trabalho em equipe, além de estimular o espírito de cidadania e responsabilidade social desde cedo”, explicou.

G1/PA