A população do município de Xinguara, na Região de Integração Araguaia, sul paraense, já usufrui dos benefícios da Feira Municipal, entregue totalmente reestruturada, e dos 13 pontos de ônibus construídos. As obras de infraestrutura urbana, feitas pelo governo do Estado, melhoram a atividade econômica e garantem qualidade ao ambiente por onde passam diariamente milhares de pessoas.

A nova Feira Municipal dispõe agora de melhores acomodação para comerciantes e consumidores. Também houve intervenções nas redes de águas pluviais, de esgoto e elétrica; construção do telhado e priorizada a ventilação natural no espaço.

Com espaço amplo e arejado, a Feira também contribui para a segurança alimentar, ao oferecer um espaço higienizado e organizado para venda e compra de produtos.

“Está tudo limpo. Mudou o piso, que não era desse jeito. Todo mundo que chega aqui fica admirado de ver a Feira do jeito que está. Na região não tem uma feira como essa aqui”, diz o feirante Raimundo Nonato Ferreira, que trabalha há 32 anos no local.

Há novos boxes, bancas e lanchonetes, e sala administrativa, além de áreas para açougue, venda de frango e verduras. A revitalização também ofereceu condições para que os produtores rurais continuem a comercializar seus produtos de forma direta aos consumidores, melhorando a distribuição dos alimentos.

A feirante Maria Martins, há mais de 40 anos trabalhando no espaço, fala das condições de trabalho antes e depois da nova estrutura entregue pelo governo do Estado.

“Para nós, mudou muita coisa: as bancas eram de pau, e vieram as bancas de alicerce. Reforma ótima, tanto para nós quanto para a população. Tem um espaço melhor para poder acomodar todo mundo”, destaca Maria.

Conforto e segurança – “A obra é muito boa. As pessoas vão ficar mais tranquilas e sossegadas, livres do sol e da chuva”, garante a usuária do transporte público Edileusa Maria da Cruz, uma das beneficiadas com a construção de 13 pontos de ônibus pelo Estado. O equipamento é essencial para que a população não fique exposta ao sol e à chuva enquanto aguarda o coletivo, e tenha mais conforto e segurança no período noturno.

Trabalhadores de frigoríficos, indústrias e outros empreendimentos estão entre os muitos beneficiados pelos novos equipamentos públicos.

“Às vezes, as pessoas vão para o trabalho e ficam no sol. Tendo esses pontos é muito importante para as pessoas poderem descansar um pouco, esperando o ônibus chegar. Acho de grande valia”, afirma o usuário Geanio Alves.

Lucas Rocha – Secom