(O caso foi registrado nesta quarta-feira (28). Pacientes foram levados para unidades de saúde e pronto atendimento).
(Foto: Wilton Medeiros/TV Anhanguera)
Um incêndio de grande proporção atingiu propriedades rurais no Distrito de Buritirana, em Palmas, e deixou pelo menos três homens feridos enquanto tentavam apagar as chamas. Segundo a Prefeitura de Palmas, eles chegaram a ser levados para uma unidade de saúde da capital.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes com lesões mais leves foram atendidos na unidade da região. A TV Anhanguera apurou que os três homens foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região sul e por causa da gravidade das queimaduras, dois deles seguiram para o Hospital Geral de Palmas (HGP). Duas ambulâncias foram enviadas dar suporte.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) Edmar Barreira Bezerra e Elialdo Rodrigues, feridos no incêndio, seguem sob os cuidados das equipes multiprofissionais da unidade. O município informou que acompanhou a situação e forneceu todo o suporte necessário aos pacientes afetados. Uma equipe da vigilância ambiental também foi para Buritirana e colaborou com a Defesa Civil Municipal.
Os bombeiros deram apoio ao combate com duas equipes com viaturas específicas atender incêndios florestais. Como os ventos estavam fortes, acabaram espalhando as chamas, o que dificultou o trabalho dos bombeiros e brigadistas.
Durante a tarde desta quarta-feira, as equipes conseguiram controlar o foco mais próximo a Buritirana, mas ainda houve a necessidade de combate do incêndio, que também se aproximou de assentamento.
A TV Anhanguera esteve no local e apurou que os homens feridos estavam em um trator tentando conter o fogo. Inclusive, um dos equipamentos que estava nas plantações atingidas ficou destruído por causa das chamas.
A Polícia Militar e perícia estiveram no local para colher informações que possam identificar se o incêndio de grandes proporções começou de forma criminosa.
Stefani Cavalcante, g1 Tocantins