(O desfile cívico, alusivo ao 7 de Setembro, o Dia da Independência do Brasil, foi adiantado para esta sexta-feira (6). A tradição escolar reuniu 21 escolas, entre unidades públicas e privadas, com 8 bandas de fanfarras. Nas ruas de Tucumã, várias famílias se reuniram para assistir.)

 

(Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

O Desfile Cívico de Tucumã, alusivo à Independência do Brasil, foi realizado nesta sexta-feira (6). A Secretaria Municipal de Educação estima que 3,5 mil estudantes, de 21 escolas públicas e particulares do município do Sul do Pará, participaram do evento. Nas ruas, faixas, cartazes e figurinos evocavam os sentimentos de patriotismo, paz, união, amizade, amor, família e valorização da educação.

Nas ruas, uma multidão de cidadãos tucumaenses se reuniu para ver os estudantes desfilando e ouvir as fanfarras. Para quem acordou cedo para ver, a tradição deve ser preservada, sempre levando a reflexões sobre o patriotismo e a memória da Independência do Brasil. Já os estudantes viveram um dia diferente, culminando com outras discussões que são levadas para sala de aula no mês de setembro.

Entre as pessoas que apreciam a tradição dos desfiles escolares alusivos à Independência do Brasil, dona Jennifer estava com a filha. E disse estar feliz pela preservação de uma tradição. “É lindo ver esses desfiles, que levam a juventude a valorizar nossa história. Acredito que, neste ano, superou as últimas edições”, opinou, parabenizando todos os pelotões que marcharam pelas ruas de Tucumã.

Em meio às celebrações, o prefeito de Tucumã, dr. Celso Lopes (União Brasil), acompanhou os desfiles e ressaltou a importância. “Estamos em mais um desfile cívico, resgatando a cultura e o sentimento do patriotismo e orgulho de sermos brasileiros e tucumaenses. Não podemos deixar de cultuar, reverenciar e relembrar o Dia da Independência do Brasil”, declarou.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)