(Avião da FAB decola do Líbano com 229 repatriados; previsão de chegada ao Brasil é neste domingo, com parada técnica em Lisboa.)
(Aviões da FAB irão repatriar brasileiros no Líbano | Sargento Müller Marin e Sargento Figueira/ CECOMSAER e Fábio Maciel / DECE)
A guerra no oriente médio tem deixado tempos sombrios e turbulentos na história. Além do conflito entre Israel e o Hamas, a região foi abalada nas últimas semanas por conflitos entre Israel e Hezbollah no Líbano, o que tem feito com que mais pessoas se refugiem para fugir dos confrontos.
Neste sábado (05), por exemplo, o primeiro voo de repatriação de brasileiros da área de conflito no Líbano decolou por volta das
Previsão de chegada ao Brasil é neste domingo (6); aeronave fará parada técnica em Lisboa, antes de chegar ao território brasileiro 13h18 (horário de Brasília). A aeronave KC 30, da Força Aérea Brasileira (FAB), deixou o Aeroporto de Beirute com 229 pessoas, além da tripulação e três animais domésticos.
Antes de chegar ao Brasil, o avião fará parada técnica em Lisboa, Portugal e depois seguirá viagem. A previsão de chegada ao Brasil está prevista para o final da manhã deste domingo (06), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.
“O primeiro voo de repatriação da Operação Raízes do Cedro já decolou. A previsão é resgatar as pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas e pessoas com deficiência”, postou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu perfil no Instagram.
Todo cuidado tem sido mantido para garantir a integridade dos refugiados. Só para ter uma ideia, a tripulação do KC-30, conta com uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência.
O voo se assemelha ao perfil dos 13 que foram feitos na Operação Voltando em Paz, realizada em 2023 para resgatar quase 1.600 brasileiros e mais de 50 animais domésticos das zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
E o Ministério da Agricultura e Pecuária manteve a flexibilização de regras para entrada de cães e gatos acompanhando cidadãos repatriados e refugiados.
Essas diretrizes facilitam o processo de ingresso desses animais no Brasil. Com isso, as unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), em conjunto com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, passam a adotar protocolo especial para animais de estimação provenientes do Oriente Médio.
O procedimento permite que tutores ingressem com seus pets sem a apresentação imediata de documentos sanitários exigidos em condições normais.
Lana Oliveira, Com Informações de CNN Brasil/DOL