(Foto: Reprodução / Redes sociais)
O Processo Seletivo Específico para candidatos Indígenas e Quilombolas da Universidade do Estado do Pará (Uepa) teve o prazo de inscrições prorrogado até a próxima segunda-feira (18).
Destinado a candidatos indígenas e quilombolas que concluíram o ensino médio, o Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas oferece mais de 200 vagas para cursos de graduação em diversas áreas, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior para esses grupos étnicos.
Para participar, os candidatos devem comprovar sua identidade étnica. No caso de candidatos indígenas, é exigida uma Declaração de Pertencimento ao Povo Indígena, assinada por lideranças da comunidade. Já candidatos quilombolas devem apresentar uma Declaração de Pertencimento à Comunidade Quilombola, emitida por lideranças quilombolas. Ambos os documentos devem ser anexados ao formulário de inscrição, conforme orientações detalhadas no edital.
Além da documentação de identidade étnica, é necessário enviar cópias digitalizadas de um documento oficial de identificação. O processo seletivo contará com provas de redação e questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, que serão aplicadas presencialmente no dia 15 de dezembro, em municípios selecionados do Pará. Foram destinadas exclusivamente para este processo seletivo uma vaga para indígenas e uma para quilombolas em cada curso e município.
Para mais informações, é fundamental que os interessados leiam os editais completos, disponíveis no site da Uepa. Os documentos trazem detalhes sobre requisitos, critérios de seleção e prazos, garantindo o entendimento das etapas e obrigações do processo.
O Processo Seletivo 2025 (Prosel) da Uepa, com mais de 3 mil vagas, para os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segue com as inscrições abertas até o dia 14 de novembro.
G1/Santarém