(O benefício, resultante do saldo positivo da comercialização de energia da usina hidrelétrica de Itaipu, será destinado a mais de 78,3 milhões de consumidores, principalmente residenciais e rurais)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (26), a liberação de R$ 1,3 bilhão do “bônus de Itaipu” para reduzir as contas de luz em janeiro de 2025. O benefício, resultante do saldo positivo da comercialização de energia da usina hidrelétrica de Itaipu, será destinado a mais de 78,3 milhões de consumidores, principalmente residenciais e rurais, que tiveram consumo faturado inferior a 350 quilowatts-hora (kWh) em pelo menos um mês de 2023.

Inicialmente, o repasse estava previsto para dezembro de 2024. No entanto, a Aneel decidiu postergar para janeiro de 2025, considerando os impactos sobre a inflação e a dinâmica de gastos públicos. A estimativa é que o crédito médio seja de aproximadamente R$ 16,66 por unidade consumidora.

O bônus de Itaipu é composto pelo saldo positivo registrado na conta de comercialização da energia da usina hidrelétrica binacional. Geralmente aplicado em julho, o crédito foi atrasado devido a um pedido do Ministério de Minas e Energia para destinar os recursos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Como a medida não foi implementada, a Aneel retomou a discussão e aprovou o repasse para janeiro de 2025.

(Portal Debate, com Reuters)