(Ação ocorreu na Unidade de Conservação Federal (Área de Proteção Ambiental – APA) do Igarapé Gelado, em Parauapebas, cidade no sudeste do Pará.)

(Foto: PF/PA)

Uma operação coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fechou um garimpo ilegal na Unidade de Conservação Federal (Área de Proteção Ambiental – APA) do Igarapé Gelado, em Parauapebas, cidade do sudeste do Pará.

A ação foi divulgada nesta quarta-feira (27). De acordo com a Polícia Federal (PF), que participou da operação, foram destruídos e inutilizados 18 motores estacionários, duas escavadeiras hidráulicas, quatro motocicletas e mais de 10 acampamentos dentro da floresta.

Os agentes afirmaram que o garimpo estava em funcionamento, mas, ao perceberem a aproximação da equipe, os trabalhadores fugiram do local.

Segundo a PF, os equipamentos eram utilizados em extração ilegal de ouro na região da floresta nacional de Carajás.

“As atividades ilegais de garimpo têm afetado diretamente a bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas, pela contaminação com mercúrio e movimentação de maquinários que degradam a floresta de carajás”, pontuou o polícia.

A corporação informou que os responsáveis pelos crimes poderão responder por usurpação de matéria-prima da União e extração de recursos minerais sem autorização.

G1/pa