(Último acidente aconteceu em Paraíso do Tocantins, no fim de semana. Homem encostou escada de ferro em um fio de alta tensão.)

(Foto: Divulgação/Energisa)

Acidentes com choques elétricos já mataram pelo menos 17 pessoas no Tocantins em 2024. É o que aponta o site de estatística da Secretaria de Segurança Pública (SSP), até esta segunda-feira (25). Mas esse número pode ser ainda maior, já que um homem perdeu a vida em decorrência de choque elétrico no último fim de semana e o caso foi registrado como morte acidental.

O acidente aconteceu no dia 23 de novembro, em uma cerâmica de Paraíso do Tocantins. José Rodrigues dos Santos tinha 52 anos. Conforme informou a Polícia Militar (PM), a vítima e um ajudante movimentaram uma escada de ferro e encostaram em um fio de alta tensão, momento em que receberam a descarga elétrica.

Depois do susto, José ainda teria conversado com o ajudante, mas minutos depois perdeu a consciência e caiu no chão quase sem respirar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar foram chamados e tentaram reanimar a vítima, mas José acabou não resistindo.

A SSP informou que a morte por choque em Paraíso não entrou na estatística como tendo causa o choque elétrico porque depende da forma que registrada no boletim de ocorrência. O caso de José Rodrigues entrou como morte acidental.

Dentro dos casos identificados como choque de fato, nos dados da SSP o mês com maior registro é março, com quatro mortes registradas na Polícia Civil como morte acidental – eletroplessão (choque elétrico). Neste mês, o serralheiro Romário Gomes de Azevedo, de 27 anos, morreu em uma obra de Araguaína, no norte do estado.

De forma similar à morte de José, em Paraíso, Romário arrastou um andaime de ferro e acabou tocando a rede de energia. Outro trabalhador também acabou recebendo a descarga, mas sobreviveu.

Conforme a plataforma, os meses de julho e agosto não tiveram mortes em decorrência de choque elétrico. Veja abaixo as ocorrências de 2024:

  • Janeiro – 1
  • Fevereiro – 1
  • Março – 4
  • Abril – 2
  • Maio – 1
  • Junho – 3
  • Julho – 0
  • Agosto – 0
  • Setembro – 2
  • Outubro – 1
  • Novembro – 2

Locais comuns de acidentes

De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, a quantidade de acidentes é preocupante. Segundos dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) divulgados pela concessionária, houve um aumento de 44% nos acidentes entre os anos de 2022 e 2023 – de 9 para 13 casos.

Mas segundo a estatística da Secretaria de Segurança Pública, foram 22 mortes por choque elétrico em 2023 e 17 em 2022.

A Associação ainda não divulgou balanço relativo a 2024, mas a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa, Luciana Teixeira, destacou que os locais onde os acidentes com choques elétricos são mais comuns estão dentro de casa, como com fios partidos ou sem isolamento, mau uso de geladeiras, máquina de lavar, extensão, benjamins e tomadas, além da tentativa de manutenções caseiras.

“O recomendado é que um profissional habilitado faça as melhorias ou correções necessárias em tomadas, fiação interna e nos eletrodomésticos”, explicou a coordenadora.

A combinação de água com eletricidade também está entre os maiores causadores de acidentes com eletricidade. “Usar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos com as mãos ou pés molhados, por exemplo, aumenta a chance de sofrer um acidente elétrico. Por isso, é importante tomar cuidado ao manusear qualquer aparelho que use água e energia, como a máquina de lavar roupas”, orientou.

Patricia Lauris, g1 Tocantins