• (Com o anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de que não haverá cobrança adicional para o consumo deste mês, manter hábitos de economia podem melhorar o orçamento das famílias neste mês de celebrações de fim de ano e ajudar na estabilização nacional dos preços)

    (Foto: Divulgação / Governo Federal)

    Neste mês de dezembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o retorno da bandeira tarifária verde. Na prática, significa que os custos que encareceram a conta de luz nos últimos meses deixarão de ser cobrados. Boa notícia para os consumidores de todo o Brasil. Mas a volta aos preços normais chega num período de celebrações de final de ano e intenso uso, o que pode levar a boletos desagradáveis em janeiro de 2025.

    As bandeiras tarifárias mudam de acordo com o custo de produzir energia elétrica no Brasil. As condições que costumam levar às mudanças são aumento de consumo e baixa nos reservatórios de hidrelétricas, levando à necessidade de ativar termelétricas, que têm custo mais alto. A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024. Passou para amarela; voltou à verde em agosto; ficou vermelha em setembro e outubro; e amarela em novembro.

    Por nota, a Aneel explicou que o período chuvoso mais intenso no país favoreceu a geração de energia hidrelétrica. A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Luciana Carmo, destaca que mesmo que a bandeira verde não tenha um custo adicional, é fundamental que as pessoas tenham o uso adequado de energia para evitar desperdícios, e, consequentemente, surpresas na conta.

    “A Equatorial Pará orienta seus clientes constantemente sobre o uso adequado e sustentável da energia. Agora, estamos em um mês com a bandeira mais favorável, mas hábitos conscientes nunca são demais. Sempre reforçamos dicas importantes como apagar a luz de ambientes vazios, tirar aparelhos eletrônicos da tomada e ficar de olho nas borrachas das geladeiras, por exemplo”, afirma.

    Dicas para garantir a economia na conta de luz mesmo na bandeira verde:

    • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante;
    • Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
    • Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter e que a temperatura esteja em média a 23ºC;
    • Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima;
    • Uma das principais recomendações se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.
    • Tarifa Social: Os clientes que se enquadram como baixa renda, podem ter a chance de economizar até 65% de desconto na conta de energia, através do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que assegura esse benefício.

    (Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)