(Reprodução / RBATV)
Na manhã desta segunda-feira (10), o nível do rio Tocantins foi monitorado e apresentou uma elevação significativa, passando de 9,12 metros às 6h para 9,18 metros às 9h25, conforme dados verificados pela equipe da RBA. Este aumento foi o maior registrado no período até o momento e motivou a intensificação do alerta na região.
A Defesa Civil de Marabá, no sudeste do Pará, garantiu que, apesar do aumento no nível do rio, não há motivo para pânico. Segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente coronel Marcos Norat, o trabalho preventivo realizado ao longo do ano visa mitigar os impactos de uma possível enchente. Ele explicou que o monitoramento contínuo do nível dos rios Tocantins e Itacaiúnas é feito diariamente para que ações emergenciais sejam tomadas caso necessário.
O município conta com pelo menos 5 mil famílias cadastradas em áreas de risco, que já foram orientadas quanto às medidas de evacuação, caso a situação se agrave. Além disso, Marabá dispõe de 15 pontos estratégicos para a construção de abrigos, que estão sendo preparados para receber os moradores em situações de emergência.
Dol Carajás