(Fotos: Divulgação)
Prefeita de Canaã dos Carajás, está em Brasília participando do evento, que será encerrado nesta quinta-feira (13) com a presença de prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos em outubro de 2024.
“O Brasil, um país vergonhosamente desigual, precisa da sensibilidade da mulher”, defendeu a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, na abertura do Encontro Nacional de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais realizado em Brasília nesta quarta-feira (12), para discutir estratégias que ampliem a participação feminina na administração pública, superando os desafios enfrentados pelas mulheres na política.
É notório que a participação tem aumentado, como mostram os dados das eleições municipais de 2024, quando a população elegeu 728 prefeitas, um crescimento de 9,6% em relação ao pleito de 2020, ano em que 663 mulheres foram escolhidas para o comando dos municípios. Já o número de vice-prefeitas eleitas cresceu 15%, passando de 885 para 1.066.
Apesar do avanço, os índices continuam longe de representar a proporção de mulheres na população brasileira. No encontro, Simone Tebet encorajou as prefeitas e vice-prefeitas a ocuparem os espaços do Poder, sem temor. “Vamos unir o Brasil através das mulheres. E não tenhamos medo da violência política. Ela quer impedir vocês, mulheres, de ocuparem os postos de poder. Esse Brasil é de todos e de todas, dos brasileiros e brasileiras igualmente”, conclamou a ministra.
No Pará, o município de Canaã dos Carajás se mostra como exemplo da força feminina no Executivo: 50% dos cargos no secretariado são ocupados por elas, sob a liderança de outra mulher, a prefeita Josemira Gadelha, que participa do encontro em Brasília acompanhada pelo vice-prefeito Dinilson José.
Violência e mais recursos para elas
No encontro, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, falou sobre a necessidade de ampliação dos recursos destinados às políticas públicas para as mulheres. Ela também incentivou as prefeitas a investirem em ações que beneficiem as mulheres diretamente ao mesmo tempo em que chamou atenção para o aumento dos casos de feminicídio e violência sexual contra crianças.
Segundo a Ministra das mulheres, “o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídios. A cada seis minutos, uma mulher ou menina é vítima de violência sexual, e nos últimos anos houve um aumento de 33% nos casos entre crianças de 0 a 9 anos”. A ministra ressaltando a necessidade de fortalecer a rede de proteção e ampliar a políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Segundo Cida Gonçalves, o combate à violência contra a mulher e a luta pela equidade é uma pauta transversal, que precisa de um olhar diferente.
Encontro de Prefeitas
O Encontro de prefeitas, vice-prefeitas e gestoras municipais faz parte da programação do Encontro de Novos prefeitos e Prefeitas, que será encerrado nesta quinta-feira (13) em Brasília em três dias de evento, cujos principais objetivos são fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal.
O evento é uma iniciativa da Presidência da República, com coordenação da Secretaria de Relações Institucionais e apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Zé Dudu