(Investigações apontaram que os crimes eram cometidos contra os Correios. Dentre os alvos de prisão, há 29 motoristas e ex-motoristas, que eram contratados por empresas terceirizadas.)

(Foto: PF PA)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a operação ‘VAR’, para desarticular e combater uma organização criminosa especializada em furtos de cargas e encomendas no Pará.

De acordo com a corporação, são cumpridos 42 mandados de prisão e 49 mandados de busca e apreensão no municípios paraenses de AnanindeuaBelémBenevidesBragançaCapitão PoçoCastanhalMaritubaMoju e Igarapé-Açu; além de Maracaçumé, no Maranhão.

As investigações apontaram que os crimes eram cometidos contra os Correios. A PF contou com o apoio da empresa por meio dos setores de segurança e inteligência coorporativa, tanto no Pará quanto em Brasília.

Segundo a PF, os prejuízos aos cofres públicos, pagos a título de indenizações, desde 2019, superam R$ 35 milhões.

Dentre os alvos de prisão, há 29 motoristas e ex-motoristas, que eram contratados por empresas terceirizadas que prestam serviços para os Correios, com rotas entre São Paulo e Belém e São Paulo e Marabá, no sudeste paraense.

Os Mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Pará, que também determinou a suspensão das atividades de lojas que recebiam as cargas furtadas e o bloqueio judicial de valores nas contas dos investigados.

G1/PA