(Análise simplificada valida o CAR e encaminha produtores para adesão ao Plano de Recuperação Ambiental)
O Governo do Pará, por meio de mutirões de Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu nos dias 24 e 27 de fevereiro a regularização ambiental nos municípios de Castanal e Igaraé-Açu, na Região de Integração Guamá. Foram realizados mutirões nos respectivos municipios oportunizando aos moradores a regularização ambiental que garante o acesso a uma série de benefícios aos produtores rurais, como financiamentos e políticas de valorização da produção sustentável.
O mutirão foi realizado nos dias 24 e 25 em Castanhal, no Centro de Exposições, e em Igarapé-Açu, nos dias 26 e 27, no Centro Cultural.
Em Castanhal, o mutirão resultou na validação de 77 Cadastros Ambientais Rurais, regularizando 1.715,70 hectares. A ação alcançou 206 imóveis, beneficiando diretamente 110 homens e 96 mulheres, com cerca de 2.276,93 hectares em imóveis. O mutirão contou com as parcerias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
Em Igarapé-Açu, o mutirão resultou na validação de 61 Cadastros Ambientais Rurais, regularizando 1.464,19 hectares. A ação alcançou 106 imóveis rurais, beneficiando diretamente 72 homens e 39 mulheres, com cerca de 2.628,51 hectares em imóveis atendidos.
Também foram feitas inscrições ao Projeto Floresta+ Amazônia, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que oferece incentivos financeiros para conservação da vegetação nativa, por meio do mecanismo de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA). Financiado pelo Fundo Verde para o Clima (GCF) e implementado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),
Proporciona ainda aos produtores com imóveis validados o acesso a políticas públicas e para fornecimento de alimentos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Lucas Quirino – Ascom/Semas