O Ministério da Saúde iniciará este ano uma campanha nacional para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV, resgatando cerca de 7 milhões de jovens que ainda não foram imunizados. A campanha foca inicialmente em 121 municípios com as menores coberturas vacinais, abrangendo quase 3 milhões de adolescentes não vacinados. O objetivo é vacinar pelo menos 90% dessa população, incluindo aqueles que não têm certeza se tomarão a vacina. No Pará, essa ação já está em andamento desde 2024. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), todos os 144 municípios do Pará estão recebendo a vacina para alcançar uma população não vacinada, com doses enviadas conforme o planejamento local. Atualmente, 533.439 pessoas foram vacinadas no Estado, mas mais de 290 mil ainda podem ser imunizadas ao longo de 2025.

O HPV é o vírus responsável por quase 100% dos casos de câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres brasileiras. Ele também pode causar câncer no ânus, pênis, vagina e garganta. A vacina disponível atualmente no Sistema Único de Saúde protege contra os quatro subtipos que mais provocam câncer e também verrugas e feridas nos órgãos genitais.

A Sespa também informou que os municípios recebem mensalmente as doses da vacina para imunizar crianças e adolescentes. O Estado também promoveu ações de vacinação nas escolas estaduais e municipais para atingir 90% do público-alvo.

A vacina oferece proteção contra os subtipos do HPV que causam câncer de colo do útero, câncer anal, peniano, vaginal e verrugas genitais. Sua maior eficácia ocorre quando aplicada antes do início da vida sexual, já que o HPV é transmitido principalmente pelo contato sexual.

O Liberal