A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que, durante todo o mês de março, a bandeira tarifária será verde. Isso significa que não haverá nenhum valor adicional na conta de luz dos clientes em todo o Brasil.

 

A medida, que vem sendo adotada desde dezembro de 2024, reflete as condições favoráveis na geração de energia elétrica no país. Com as intensas chuvas que caíram em todo o território nacional, os níveis dos reservatórios melhoraram, o que garante melhores condições de geração de energia por meio das usinas hidrelétricas.

O gerente de relacionamento da Equatorial Pará, Thiago Cunha, pontua que o cenário é favorável, mas os clientes devem estar atentos para não desperdiçar energia elétrica.

“A Equatorial Pará segue orientando seus clientes sobre o uso eficiente e sustentável da energia. Mesmo em um período com a bandeira mais favorável, atitudes simples, como apagar as luzes de ambientes vazios, desligar aparelhos da tomada e verificar as borrachas das geladeiras, ajudam a economizar energia”, afirma.

As bandeiras tarifárias foram implementadas pela ANEEL em 2015, é uma ferramenta essencial de transparência, permitindo que os consumidores acompanhem, mês a mês, as condições de geração de energia no País.

Larissa Rocha, Analista de comunicação/Equatorial