As fortes chuvas que vêm atingindo a região Sul do Pará levaram o prefeito de São Félix do Xingu, Fabrício Batista a decretar situação de emergência por 180 dias. Após um levantamento da prefeitura, coordenado pela Defesa Civil Municipal, foi possível concluir que 8.948 pessoas foram afetadas, sendo que 1.792 estão desalojadas (tiveram de sair de casa). Há ainda o colapso de 217 km de estradas, impactando a mobilidade da população e aumentado o desafio da gestão municipal.
O decreto 283/2025-GPM/SFX foi publicado nesta terça-feira (11) e tem validade de 180 dias. Após a publicação do decreto, a gestão do prefeito Fabrício e da vice Cacilda Levino solicita, formalmente, a ajuda do Governo do Pará e do Governo Federal para dar uma resposta à crise.
Pelo levantamento que embasa a situação de emergência, três pontes de madeira foram destruídas e há danos graves em outras cinco, além do comprometimento de 48 pontilhões, que deixaram comunidades inteiras isoladas, principalmente na zona rural.
Fato Regional