(Foto: Reprodução/Google)
Em Rio Maria, sul do Pará, a única escola estadual do município suspendeu as aulas por falta de funcionários. Segundo pais e estudantes, as aulas estão suspensas desde o dia 14 de março.
A Escola Estadual Senador Catete Pinheiro, que tem cerca de 650 alunos, não está funcionando devido a falta de merendeiras e funcionários para garantir a limpeza do prédio.
Uma das alunas, informou que “Falta merendeira e dos 10 banheiros, apenas um funcionam e outro funciona parcialmente, ou seja, um banheiro pra mais de 300 alunos. Não tinha merendeira, nós tínhamos que fazer nossa própria merenda para levar, senão eles não davam comida”, disse.
Em nota, a Secretaria de Educação do Pará (Seduc) informou que já está normalizando o quadro de funcionários que atendem a escola, mas não informou um prazo para o retorno das aulas.
Sem aulas e sem previsão de retorno, os estudantes permanecem em casa. Além de prejudicar a rotina das famílias, a suspensão também frustra o futuro dos alunos do último ano do Ensino Médio, que sonham em ingressar na faculdade em 2026.
G1/PA