(Foto: Gustavo Campos/Agencia Pará)
Mais de 200 produtores foram beneficiados com análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Alenquer, no oeste do Pará. A ação aconteceu na quinta (20) e sexta (21).
O Mutirão do Cadastro Ambiental Rural foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do Programa Regulariza Pará.
Na quinta-feira (20), os profissionais visitaram o Distrito do Camburão e depois os atendimentos foram realizados na cidade de Alenquer, no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
No total a ação atendeu 214 imóveis rurais, atingindo diretamente 161 homens e 63 mulheres, com impacto em uma área total de aproximadamente 14.023,44 hectares.
Durante o mutirão, foram validados 70 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), regularizando 5.451,585 hectares no estado do Pará. Além disso, o evento também resultou na realização de 19 novas inscrições no CAR.
O técnico em Gestão de Meio Ambiente, Hernan Barrantes falou sobre a importância da ação. Ele explica que antes da validação do CAR, outras etapas foram realizadas.
“Nosso objetivo ao vir ao município é organizar o processo de regularização do CAR. Então, a gente faz a análise e retificação, além da entrega de certificados. Antes de chegar aqui, fizemos um diagnóstico dos cadastros potenciais e já validados, que são aqueles que já passaram pelo processo de notificação”, explicou Hernan Barrantes.
Com a validação do CAR, os beneficiários podem ter acesso a diversos benefícios, como o projeto Floresta + Amazônia, do Governo Federal. Em Alenquer a ação contou com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente.
G1/Santarém