(Foto: Divulgação)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou na segunda-feira (24) que analisa o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para a usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, no sudoeste do Pará.

A análise ocorre após um pedido feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O ministro solicitou na última sexta-feira (21) que a Força Nacional reforce a segurança das instalações da usina “após ameaças de invasão”.

O g1 solicitou mais informações à Norte Energia, empresa que detém a concessão de Belo Monte, sobre o pedido feito pelo ministro e as ameças que ocorrem no local, mas não recebeu retorno até a publicação da reportagem.

Segundo o ministério de Minas e Energia, o pedido foi feito como uma medida cautelar, por conta da importância da geração de energia limpa e renovável da usina para o sistema nacional.

“A usina será uma das responsáveis pela geração de energia elétrica e a segurança energética durante a COP30, que ocorrerá em novembro, no estado”, disse a pasta.

O Ministério da Justiça explicou que a Força Nacional pode ser empregada em qualquer parte do território, desde que haja solicitação do Governador, do Distrito Federal ou de um Ministro.

Ainda segundo a pasta da Justiça, a Força Nacional é um programa de Cooperação Federativa que atua de forma subsidiária, ou seja, em apoio aos órgãos solicitantes.

G1/PA