(A fazenda Santa Lúcia, no Pará, é a maior entre as 7 que foram desapropriadas por decreto presidencial, com mais de 5 mil hectares e capacidade de assentamento de mais de 200 famílias. Mesmo assim, o TJPA ainda estava mediando o conflito entre os ocupantes e proprietários do local que foi palco da ‘Chacina de Pau D’Arco’)
(Foto: Divulgação / TJPA)
A reintegração de posse da fazenda Santa Lúcia, em Pau D’Arco, no Sul do Pará, está temporariamente suspensa. Um acordo foi firmado, com mediação da Comissão de Soluções Fundiárias e a Ouvidoria Agrária do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). A reunião que firmou o acordo ocorreu na última terça-feira (25). A propriedade rural, que foi palco da “Chacina de Pau D’Arco”, será desapropriada por decreto do presidente do Lula (PT).
As desapropriações foram justificadas por interesse social. No caso das sete fazendas, isso significa que o Governo Federal adquiriu as terras para destinar a programas sociais.
(Foto: Ascom CPT)
A decisão foi resultado de diversas sessões de mediação entre órgãos públicos, proprietários da fazenda e movimentos sociais que ocupam o complexo rural. No dia anterior, a equipe da Ouvidoria Agrária fez uma visita técnica ao local, historicamente marcado por conflitos agrários. A Santa Lúcia é a maior entre as 7 fazendas que serão desapropriadas para programas de reforma agrária. A decisão mediada foi considerada a mais pacífica.
(VICTOR FURTADO, da Redação do Fato Regional)