Pelos rios da região oeste paraense, a embarcação “Papa Francisco” segue levando saúde e assistência a quem precisa. O barco, que leva o nome do pontífice falecido recentemente após 12 anos como líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana, está prestes a completar seis anos de expedições por comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas, Calha Norte, Xingu e Tapajós. E neste período, 526.202 mil atendimentos de saúde foram realizados em 17 municípios.

O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos, entre equipes técnica e marítima, mais de 10 a 15 profissionais voluntários que se revezam nas expedições, que duram entre 7 e 10 dias.

A estrutura moderna conta com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, ecocardiograma, ultrassom, eletrocardiograma. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem.

A embarcação também conta com o apoio de duas ambulanchas, que atuam fazendo triagens nas comunidades como retaguarda para quaisquer intercorrências mais graves que necessitem de atendimentos de urgência e emergência.

Com a missão de levar assistência de qualidade à população ribeirinha, o Barco Hospital segue exemplos deixados pelo Papa Francisco, como o acolhimento a quem precisa e o amor ao próximo.

Agencia Pará