O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a biofarmacêutica Takeda acabam de fortalecer a parceria entre as instituições pela garantia de direitos de meninas e meninos no Brasil. Dessa vez, a cooperação beneficiará iniciativas do UNICEF na Terra Indígena Munduruku (PA) para melhoria do acesso à água, saneamento e higiene para unidades de saúde.

Até março de 2026, nove Unidades Básicas de Saúde Indígenas (UBSi) e uma Casa de Saúde Indígena (CASAI) passarão por um diagnóstico e um processo de reabilitação para que o acesso adequado à água potável, saneamento e higiene seja garantido. Profissionais de saúde também participarão de formações presenciais e online em água, saneamento e higiene e atuarão como multiplicadores.

Para essas ações, além da aliança com Takeda, o UNICEF contará com a parceria institucional do Distrito Sanitário indígena Rio Tapajós (DSEI RT) e com a parceria de implementação da organização Projeto Saúde & Alegria.

No estado do Pará, o povo Munduruku está situado às margens do rio Tapajós, nos municípios de Santarém, Itaituba e Jacareacanga. A parceria do UNICEF e Takeda também possibilitará ações locais de promoção à participação cidadã e à liderança de cerca de 200 adolescentes e jovens frente às mudanças climáticas.

Parceira do UNICEF desde 2022, a Takeda também já apoiou iniciativas para prevenção de arboviroses – como dengue, zika, chikungunya e febre amarela –, além de ações ligadas à emergência climática no Rio Grande do Sul em 2024.

Para além dessa parceria, as ações do UNICEF na Terra Munduruku também compreendem melhorias de infraestrutura para o acesso adequado à água em comunidades e escolas, estratégias de adaptação e mitigação dos efeitos climáticos e capacitações para profissionais de saúde e educação.

João Vitor Zotini/Executivo de Atendimento