Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Almas, na região sudeste do estado. Ação faz parte de investigação criminal conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais.
(Foto: Divulgação/PF)
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação de combate à extração ilegal de ouro nesta quinta-feira (3). Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Almas, na região sudeste do estado. A ação foi chamada de Operação Breque II.
As ordens foram expedidas pela Justiça Federal da Subseção Judiciária de Gurupi/TO, que também autorizou a quebra de sigilo bancário e de dados digitais dos suspeitos. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados, e o g1 não teve acesso à defesa deles.
Conforme a PF, os suspeitos poderão ser indiciados e responder pelos crimes de extração de recursos minerais sem autorização, usurpação de bens da União, além de outros delitos que eventualmente sejam identificados no inquérito policial.
A ação faz parte da investigação criminal conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais e foi realizada com apoio da Polícia Militar Ambiental.
A Operação Breque II faz referência ao objetivo comum dos órgãos de proteção ambiental de frear as atividades nocivas ao meio ambiente no Tocantins.
Brenda Santos, g1 Tocantins