(As notificações de sarampo no Tocantins aumentaram para 20, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Onze casos da doença já foram confirmados e nove estão em investigação.)
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
As notificações de sarampo no Tocantins aumentaram para 20, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Entre eles, 11 foram confirmados em Campos Lindos. Conforme os dados do estado, nove ainda são investigados, sendo seis em Campos Lindos, dois em Palmas e um em Porto Nacional.
As informações são referentes aos dados divulgados nesta terça-feira (29). Segundo a SES, todos os casos têm histórico de contato com pessoas que estiveram em viagem por país onde o vírus circula, pessoas não vacinadas e que manifestaram sintomas clássicos da doença e estão em cuidados domiciliares.
Casos investigados em Palmas
Na capital, dois casos estão sendo investigados. Os pacientes são uma menina de um ano e um bebê de 8 meses, que está fora da faixa etária de cobertura vacinal, iniciada a partir de 1 ano de idade.
A Secretaria Municipal de Palmas informou que na manhã desta quarta-feira (30), equipes estiveram nas casas das crianças para verificar a necessidade de imunização de moradores e pessoas que tiveram e mantêm contato direto com os pacientes.
Os exames laboratoriais das duas crianças são realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).
A capital também informou que mantém uma força-tarefa voltada à atualização da caderneta de vacinação da população e que nos próximos dias será divulgada a programação das ações que ocorrerão nos finais de semana, para de ampliar o acesso aos serviços de imunização.
Stefani Cavalcante, g1 Tocantins