(Fotos: Divulgação)
O Pará é destaque na Conferência Nacional e IV Marcha das Mulheres Indígenas, que acontece até a próxima sexta-feira (8), em Brasília (DF). O Estado levou uma das maiores delegações do bioma Amazônia, formada por mais de 700 mulheres de diferentes povos e territórios, que se reúnem para afirmar seu protagonismo na defesa da floresta, do meio ambiente e dos direitos originários.
As representantes das oito etnorregiões indígenas levaram ao centro das decisões nacionais pautas que conectam a agenda climática global às realidades locais: demarcação de territórios, proteção da biodiversidade, justiça climática, saúde, educação e valorização dos saberes tradicionais.
A participação da delegação paraense é organizada pela Secretaria dos Povos Indígenas do Pará (Sepi), com apoio do governo do Pará, da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA), que atua na defesa dos direitos, organização social e fortalecimento da autonomia dos povos originários. Além do apoio da Secretaria de Estado das Mulheres do Pará (Semu), Ministério dos Povos Indígenas, Anmiga, Funais de Tucumã, Baixo Tocantins, Altamira, Dsei Guamá e Tocantins, Instituto Kabu e Greendata.
No contexto da Marcha e da Conferência, a Sepi reforça sua articulação para ampliar a presença das mulheres na formulação de políticas públicas e na defesa dos territórios e da floresta.
Portal Debate