(Devido ao calendário diferenciado, mais de 5 mil alunos matriculados na zona rural já haviam retornado para as escolas.)
(Foto: Odirlei Santos / Ascom PMO)
O segundo semestre letivo de 2025 começou nesta sexta-feira (1º) para cerca de 5.992 estudantes matriculados na rede de ensino de Óbidos, nas 15 escolas localizadas na zona urbana do município.
Com o planejamento do calendário letivo diferente para as escolas da zona rural, motivado pelos ciclos da cheia e das chuvas na região que danificaram estradas e vicinais no início do ano, mais de 5.640 mil alunos já estavam frequentando as salas de aula em 73 unidades de ensino, 51 delas localizadas na área de terra firme e 22 na área de várzea, além de 7 salas anexas.
Pela manhã, a entrada dos alunos foi marcada por momentos de acolhida realizados pelos servidores dos educandários. Na Escola Municipal São Francisco, no bairro de Lourdes, alunos e familiares foram recepcionados na quadra da escola. A diretora, Bárbara Aquino, lembrou que o segundo semestre será mais intenso, devido às avaliações que medem a qualidade do ensino nas escolas, e a acolhida humanizada ajuda a ambientar a comunidade escolar.
“Nós planejamos para que esse dia seja diferente para eles, para que eles se sintam bem aqui na escola. Sintam que esse é um ambiente agradável, um ambiente acolhedor. Esse contexto de integração entre escola e família é muito importante para o ensino e aprendizado dos nossos alunos”, destacou a gestora.
Para a retomada integral das atividades, o Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abasteceu todas as escolas com a alimentação da merenda escolar e disponibilizou desde o primeiro dia letivo do novo semestre, os ônibus em todas as rotas do transporte escolar, permitindo com que os alunos chegassem em segurança até as escolas.
g1 Santarém e Região — PA