(Comitiva das Nações Unidas esteve em Belém e avaliou como positivos os planos de ação apresentados pelos governos federal, estadual e municipal)
(Fotos: Divulgação/Ag. Pará)
A comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) aprovou os planos de segurança, saúde e mobilidade apresentados pelos governos federal, estadual e municipal para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém.
Entre os dias 6 e 8 de agosto, a comitiva da UNDSS realizou inspeções nos locais que sediarão a COP30, além de hospedagens, sistemas de transporte, estruturas de saúde e segurança. O objetivo foi avaliar a preparação da cidade para receber os milhares de participantes esperados para a conferência ambiental.
“É gratificante ver a aprovação do esforço coletivo de todos, ao ouvir a ONU parabenizando e aprovando os planos de segurança, saúde e mobilidade, e elogiando todas as ações apresentadas. Tudo isso é fruto do trabalho integrado que construímos, nós, do Governo do Pará, com o Governo Federal e a Prefeitura de Belém, para que em novembro tenhamos a melhor COP30 já feita, com organização e segurança aos participantes”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan, que preside o Comitê Estadual da COP30.
Participaram das reuniões representantes de órgãos de segurança, saúde e mobilidade dos governos federal e estadual, e da Prefeitura de Belém. Todos apresentaram planos de ação, de forma individual e integrada, com seus respectivos pares nas três esferas. No campo da segurança pública atuam conjuntamente Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Gabinete de Segurança Institucional, Exército Brasileiro, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel). Mais de 10 mil agentes e militares estarão mobilizados para o evento.
Arthur Sobral (SECOM)