(Dados são do monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Incêndio de grandes proporções atingiu área perto do Morro do Limpão, em Palmas, neste fim de semana.)
(Foto: Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins)
Do início de 2025 até este domingo (17), o Tocantins registrou um total de 4.530 focos de incêndio. Palmas aparece com 30 registros no período e o município com mais incidência é Lagoa da Confusão, com 468 focos até este domingo (17).
Os dados são do monitoramento por satélite feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Programa Queimadas e divulgados pelo site da instituição.
Nas primeiras duas semanas de agosto, que têm como características a baixa umidade, clima quente e fortes ventos, o estado contabilizou 532 focos registrados pelos satélites do Inpe. Até o momento, o mês com mais registros é julho, que teve 1.375 focos.
Em 2024, de janeiro a agosto deste ano, o Tocantins contabilizou 8.469 focos. Somente no mês agosto de 2024, os satélites registraram 2.936 focos no estado, conforme o Inpe.
Fim de semana
Neste sábado (16) Palmas registrou um incêndio florestal de grandes proporções, perto do Morro do Limpão. Conforme os bombeiros, as chamas se aproximaram de casas da região e o combate contou com apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Defesa Civil de Palmas.
O trabalho das equipes durou horas e, segundo os Bombeiros, as chamas foram controladas. Houve também a eliminação dos focos remanescentes.
Patricia Lauris, g1 Tocantins