O  Nono mês do ano, inicia com a campanha do Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio.

A campanha Setembro amarelo visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio, para isso é importante que as Empresas, ógãos públicos e a população em geral atente para a importância do cuidado com a saúde mental.

O amarelo é a cor que dá o tom deste mês de setembro, em alerta para um tema delicado e importante, há 20 anos tratado em campanha que alcança de norte a sul do Brasil.

A psiquiatra Sandra Peu, representante da Associação Brasileira de Psiquiatria, diz que o “Setembro Amarelo” é uma oportunidade para o olhar preventivo, de cuidado e atenção, à prevenção ao suicídio.

O slogan desta edição do Setembro Amarelo repete o da campanha do ano passado: “Se precisar, peça ajuda!”. É um chamado a todos que necessitam de cuidado e atenção, e sequer coragem de buscar.

Além das unidades de saúde, o CVV, Centro de Valorização da Vida, é um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio para quem precisa conversar. O atendimento, em todo o país, é 24 horas, pelo telefone 188. Mas se o caso for de alto risco de morte, é necessário ligar para o Samu, no telefone 192. Além disso, as pessoas podem procurar um centro de atenção no município e solicitar ajuda. “Lembrem-se Você não está só!”

Radio Agencia