(O evento será realizado no galpão da Semas, localizado na avenida Doutor Freitas, nº 278, bairro da Sacramenta, em Belém.)

(Foto: Divulgação) 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) promove, neste sábado (6), a partir das 9h, um leilão presencial para a venda de 46 lotes de madeira serrada de ipê, em tábuas e decking, somando 194,880 m³ de material. O evento será realizado no galpão da Semas, localizado na avenida Doutor Freitas, nº 278, bairro da Sacramenta, em Belém.

Origem da madeira

As peças colocadas à venda são resultado de apreensões feitas em operações de fiscalização ambiental contra crimes florestais e também de doações voluntárias destinadas à administração pública.

Segundo a Semas, todo o valor arrecadado será revertido para políticas públicas ambientais no Pará, incluindo a compra de equipamentos que reforcem as ações de comando e controle contra atividades ilegais na área ambiental.

Transparência no processo

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias da Semas, Lília Reis, o leilão garante uma destinação correta e transparente para a madeira:

— “O leilão é uma forma transparente de dar a correta destinação aos materiais apreendidos nas operações de fiscalização”, destacou.

Quem pode participar

Para participar do certame, os interessados precisam cumprir alguns requisitos:

  • Estar inscrito no CPF ou CNPJ do Ministério da Fazenda;
  • Possuir licença ambiental válida emitida por órgão competente;
  • Ter cadastro ativo no Ceprof (Cadastro de Exploradores e Consumidores de Produtos Florestais).

O pagamento dos lotes deve ser feito à vista, via Documento de Arrecadação Estadual (DAE), em até dois dias úteis após a arrematação.

Informações completas

O edital do leilão, com todos os detalhes sobre os lotes de madeira e as regras de participação, está disponível no site oficial da Semas.

Roma News