(O foco é garantir que os devotos vivenciem a fé com segurança e cuidado nas procissões)
(Foto: Divulgação)
Pontos de hidratação, alimentação, orientação e atendimentos médicos serão oferecidos aos romeiros e promesseiros, em pontos estratégicos, pelo Governo do Estado, durante as romarias e procissões que fazem parte de uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré. A mobilização dos órgãos estaduais integra a tradicional Operação Círio.
Os atendimentos de saúde, coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), envolvem mais de 500 profissionais e iniciam no dia 7 de outubro, durante a Caminhada “Caminhos de Nossa Senhora de Nazaré”, que presta assistência aos peregrinos que seguem pela BR-316, Alça Viária, Rodovia de Mosqueiro e Santo Antônio do Tauá. Neste ano, serão 14 postos de atendimento, funcionando 24 horas, com estrutura de macas, materiais médicos, curativos e ambulâncias para remoção de urgência.
Nas procissões da Trasladação e do Círio, serão instalados 10 postos fixos da Sespa nas avenidas Nazaré e Presidente Vargas, equipados para pronto atendimento. As equipes multiprofissionais são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio, com o suporte de ambulâncias da Sespa, Samu, Corpo de Bombeiros e instituições conveniadas. Nas outras romarias, a secretaria disponibilizará equipes itinerantes.
A partir de sexta-feira (10), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) disponibilizará um ponto de apoio aos romeiros que seguem pela BR-316 em direção às grandes procissões do Círio de Nazaré. A partir das 5h, profissionais e residentes da área da saúde vão estar de prontidão para oferecer cuidados multiprofissionais, com serviços gratuitos de massagens, aferição de pressão arterial, limpeza e curativos, além da entrega de café da manhã.
Com Informações do Portal Debate
